quarta-feira, 2 de abril de 2014

               Prova De Geografia .


A)  Para Ultilizar , Para Facilitar a Análise e a Intervenção Principalmente um País De Grandes Extensoes Como o Nosso .
 Na Medida Em Que Ocorrem Transformações No Espaço , Torna-se Necessária A Reconsideração De Novas Disisões Politicas Administrativos , Podendo Resultar Na Criação De Novos Estados , Novos Municipios e Na Definições De Uma Nova Divisão Regional .

B)São as regiões geoeconômicas que dão ênfase às características econômicas de cada parte do país. 

2- O nosso país é dividido em cinco grandes regiões . São as regiões geoeconômicas que dão ênfase às características econômicas de cada parte do país. 

3- Dependem Dos Censos Para Serem Conhecidos e Realizados .

4- a) Dado que a fertilidade feminina ou masculina não é o único fator que determina o aumento/diminuição desta taxa, deve-se ter em conta uma série de outros factores que estão relacionados com esse aumento/diminuição: sociaisfisiológicos e outros. Deste modo, a taxa de natalidade nos países desenvolvidos é, em geral, mais baixa (devido ao conhecimento de métodos contraceptivos, melhores condições médicas e econômicas), enquanto que nos países em desenvolvimento a taxa de natalidade é, em geral, superior face ao desconhecimento ou não-divulgação de métodos contraceptivos e à tendência para seguir tradições familiares e religiosas.

B) taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um índice demográfico que reflete o número de óbitos registrados, em média por mil habitantes, numa dada região e num período de tempo. A taxa é expressa comumente em unidades de morte por 1000 pessoas ao ano. Assim, uma taxa de mortalidade de 5,5 numa população de 100.000 pessoas significa 550 mortes por ano em toda aquela área estudada. É distinta, portanto, da taxa de doenças, que relaciona a taxa de pessoas em condições precárias de saúde durante um determinado período (a chamada taxa de prevalência) ou o número de pessoas que têm a doença no momento (a taxa de incidência).

C)Taxa de fecundidade é uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo, mantidas constantes as taxas observadas na referida data. Também pode ser definida como: o número médio de filhos por mulher em idade de procriar, ou seja, de 15 a 49 anos.


D) Numa dada população,com base nos dados do IDH de 2011, a expectativa de vida ao nascer ou esperança de vida à nascença é o número médio de anos que um grupo de indivíduos nascidos no mesmo ano pode esperar viver, se mantidas, desde o seu nascimento, as taxas de mortalidade observadas no ano de observação.
A expectativa de vida no nascimento é também um indicador de qualidade de vida de um país, região ou localidade. Pode também ser utilizada para aferir o retorno de investimentos feitos na melhoria das condições de vida e para compor vários índices, tais como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
É calculada considerando-se, além das taxa de mortalidade geral e infantil segundo a classe de renda, o acesso a serviços de saúde,saneamentoeducaçãocultura e lazer, bem como os índices de violênciacriminalidadepoluição do local onde vive a população.

5 - A Correta Interpretação Das Tendências Demográficas é Fundamental Para a Quantidade Do Planejamento Estratégico .

6 - Fontes de pequenas coordenação de população e indicadores sociais . 

7 - De acordo com a Síntese dos Indicadores Sociais 2010, embora abaixo do nível de reposição da população, que seria de dois filhos em média por mulher, a taxa de fecundidade média das brasileiras (1,94 filho por mulher, em 2009) apresentava importantes diferenças, sobretudo em função da escolaridade.

8 - Aproximadamente 191 milhões de habitantes estão distribuídos de forma desigual pelo território brasileiro. O mapa abaixo refere-se a dados do IBGE sobre o número de habitantes por estado

9 - A) Êxodo rural é o termo pelo qual se designa o abandono do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreas rurais para centros urbanos. Este fenômeno se deu em grandes proporções no Brasil na segunda metade do século XX e foi sempre acompanhado pela miséria de milhões de retirantes, e sua morte aos milhares, de fome, de sede e de doenças ligadas à subnutrição.

B) tiveram lugar em todos os tempos e numa variedade de circunstâncias. Têm sido, tribais, nacionais, internacionais, de classes ou individuais. As suas causas têm sido políticas, econômicas, religiosas, étnicas ou por mero amor à aventura. As suas causas e resultados, são fundamentais para o estudo da etnologia, história política ou social, e para a economia política.

10 - Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para ajudar a classificar os países como desenvolvidos (desenvolvimento humano muito alto), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário